SALTO DO YUCUMÃ O MAIOR SALTO LONGITUDIN

Depressão Central

A rota da Depressão Centra está inserida em uma região de paisagens belíssimas a serem apreciadas. Está Rota marca a transição da região dos vales e encosta com o planalto da serra gaúcha. De modo geral, representa a passagem de uma área de relevo mais baixo em relação à área circundante mais elevada.

Turisticamente a região possui heranças de colonizadores imigrantes, com destaque a gastronomia, artesanato e arquitetura.

Em relação à geologia, nas áreas mais elevadas rios avançam moldando os vales através de escarpas, já nas regiões planas percorrem entre coxilhas e morros testemunhos (resistentes à erosão). A Região dos Vales preserva atrativos naturais como cachoeiras, balneários e grutas que são resultados de processos geológicos e de registros paleontológicos.

Nesta Rota, existe um grande riqueza paleontológica presente em muitos dos munícipios. Ao visitar a região é possível contemplar uma importante diversidade fóssil como, por exemplo, os primeiros dinossauros, antecessores dos mamíferos (Cinodontes) e troncos fossilizados, que habitavam esta região há aproximadamente 200 milhões de anos atrás.

Cidade de Santa Maria:

Uma história de 227 milhões de anos

CIDADE DE SANTA MARIA UMA HISTÓRIA DE 22

Nos arredores da cidade de Santa Maria ocorrem os melhores registros paleontológicos do Rio Grande do Sul, reconhecidos à nível mundial.

São Luiz:

Fósseis de relevância internacional

Figura 6.jpg

O geossítio São Luíz está localizado na área urbana do município de Faxinal do Soturno, no Estado do Rio Grande do Sul. onde podem se encontrados fósseis em pavimentos, ravinas e barrancos.

Mata e São Pedro do Sul:

O Caminho da Floresta Fóssil

Cape.png

As cidades de Mata e São Pedro do Sul fazem parte do Sitio Paleobotanico do Arenito Mata, onde se encontram os troncos fosseis e também alguns fosseis repteis mais importantes do Estado do Rio Grande do Sul.