Depressão Central
A rota da Depressão Centra está inserida em uma região de paisagens belíssimas a serem apreciadas. Está Rota marca a transição da região dos vales e encosta com o planalto da serra gaúcha. De modo geral, representa a passagem de uma área de relevo mais baixo em relação à área circundante mais elevada.
Turisticamente a região possui heranças de colonizadores imigrantes, com destaque a gastronomia, artesanato e arquitetura.
Em relação à geologia, nas áreas mais elevadas rios avançam moldando os vales através de escarpas, já nas regiões planas percorrem entre coxilhas e morros testemunhos (resistentes à erosão). A Região dos Vales preserva atrativos naturais como cachoeiras, balneários e grutas que são resultados de processos geológicos e de registros paleontológicos.
Nesta Rota, existe um grande riqueza paleontológica presente em muitos dos munícipios. Ao visitar a região é possível contemplar uma importante diversidade fóssil como, por exemplo, os primeiros dinossauros, antecessores dos mamíferos (Cinodontes) e troncos fossilizados, que habitavam esta região há aproximadamente 200 milhões de anos atrás.
Cidade de Santa Maria:
Uma história de 227 milhões de anos
Nos arredores da cidade de Santa Maria ocorrem os melhores registros paleontológicos do Rio Grande do Sul, reconhecidos à nível mundial.
São Luiz:
Fósseis de relevância internacional
O geossítio São Luíz está localizado na área urbana do município de Faxinal do Soturno, no Estado do Rio Grande do Sul. onde podem se encontrados fósseis em pavimentos, ravinas e barrancos.
Mata e São Pedro do Sul:
O Caminho da Floresta Fóssil
As cidades de Mata e São Pedro do Sul fazem parte do Sitio Paleobotanico do Arenito Mata, onde se encontram os troncos fosseis e também alguns fosseis repteis mais importantes do Estado do Rio Grande do Sul.