SALTO DO YUCUMÃ O MAIOR SALTO LONGITUDIN

Escudo Sul-Rio-Grandense

A Rota do Escudo Sul-Rio-Grandense, geomorfologicamente está inserida em um planalto que apresenta ondulações suaves a moderadas, onde suas altitudes variam de 200 a 500 m. Esta localizada no setor centro-sul/sudeste do estado e a área mais ao norte do escudo se encontra na região metropolitana de Porto Alegre.  

A rota é conhecida por apresentar belas paisagens rurais, o que atrai muitos turistas. Outro atrativo desta região é a sua grande importância histórica, como a cidade de Piratini, que é considerada a primeira capital da República Riograndense, bem como outros municípios que fizeram parte da história da Revolução Farroupilha. Também se destaca no escudo sul-riograndense a exploração mineral de ouro e cobre, principalmente nos municípios de Lavras do Sul e Caçapava do Sul. Aos adeptos a prática de montanhismo são indicadas as localidades como o Rincão do Inferno (Bagé/Lavras do Sul), Cerro da Cruz (Santana da Boa Vista), Pedra do Segredo, Pedra Pintada e Guaritas (Caçapava do Sul).

Quanto à geologia, nesta rota é possível ver as rochas mais antigas do estado, pertencentes ao escudo cristalino, que foram formadas nas primeiras fases da história geológica do continente Sul-Americano, há aproximadamente 2,4 bilhões anos. E sobre este escudo cristalino também foram preservadas outras rochas que registram a ocorrência de diversos ambientes antigos, como mares, oceanos, rios, cadeias de montanhas e vulcões. Todos estes ambientes modelaram as paisagens do Rio Grande do Sul no passado, e hoje formam o pampa gaúcho. 

Minas do Camaquã:

Um Marco da Mineração de Cobre

As Minas do Camaquã apresentam um grande potencial geoturístico, associando seu histórico de exploração mineral às exuberantes belezas naturais da região.

Porto Alegre:

A História Geológica da Capital Gaúcha

PORTO ALEGRE A HISTÓRIA GEOLÓGICA DA CAP

Poucas vezes nos damos conta ou paramos para pensar no que consiste o solo e as rochas que estão abaixo de nossas cidades. A capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, possui uma incrível e longa história geológica inserida dentro de colisões e soerguimento de continentes, abertura de um oceano e incursões marinhas.