SALTO DO YUCUMÃ O MAIOR SALTO LONGITUDIN

Metodologias de Pesquisa

Fase 1 - Organização:

a) Equipe: montagem da equipe, elaboração do projeto conceitual, criação da logomarca do projeto, escolha dos pontos turísticos que serão apresentados.
b) Identificação das necessidades e levantamento de custos.
c) Levantamentos das áreas: interesse geológico, turístico, cultural e ecológico.
d) Comprometimento das equipes: reuniões com os grupos de pesquisadores para identificar o interesse em participar do projeto e para confecção de um programa para criação do website, as equipes executoras, os locais selecionados, o assunto a ser abordado, entre outros.

Fase 2 - Implantação:

 

a) Elaboração de textos cientificos, gerados a partir de trabalhos realizados e em andamento: reconhecimento dos diversos projetos já executados e em andamento, bem como os pesquisadores envolvidos.
b) Realização de saída de campo com o intuito de reconhecer a área de estudo: analisar a infraestrutura da área, elaborar rotas, tirar fotografias e descrever a geologia local a partir do texto científico previamente realizado.
c) Padronização de Textos: adaptação dos textos científicos originais para linguagem adequada ao público alvo.
d) Publicação dos Roteiros Geológicos no website, sobre cada região do Estado. Os roteiros serão elaborados em trilhas ou em trechos maiores ao longo de estradas. A linguagem do texto deve ser acessível ao leigo em geologia.

Este projeto envolve um grande volume de pesquisa e trabalho. Cada ponto geoturístico abrange um tema específico da geologia que pode já ter todo material disponível ou pode requerer um aprofundamento científico para a confecção do texto e figuras. Este acréscimo de dados exige pesquisa científica. A propria redação do texto e edição das figuras depende de uma habilidade de transmitir os termos geológicos para o público leigo, envolvendo técnicas de divulgação científica.
Sua realização pode render seminários, trabalhos de pesquisa, palestras e excursões. O graduando que participar do projeto terá como desafio, por em prática sua capacidade de coletar e trabalhar os dados geológicos alem de desenvolver a técnica de traduzir estes termos científicos para o público leigo. É um projeto ímpar, pois pode envolver alunos do primeiro até o último período do curso de Geologia, dependendo do aprofundamento do tema.