SALTO DO YUCUMÃ O MAIOR SALTO LONGITUDIN

Planalto Meridional

A Rota do Planalto Meridional destaca-se por seus minerais semipreciosos, balneários de águas termais e por sua natureza que encanta a todos os visitantes.

Esta rota apresenta ao turista inúmeras trilhas em meio a mata nativa, também é possível degustar da gastronomia e adquirir artesanatos da colonização de imigrantes. Os balneários de águas termais e os minerais semipreciosos da região são conhecidos internacionalmente.

A geologia se caracteriza principalmente por rochosas vulcânicas de aproximadamente 65 milhões de anos, nestas rochas são extraídos minerais semipreciosos como ametista, opala e calcita. Esta extração ocorrem, em geral, por meio de  garimpos que podem ser visitados em passeios guiados, como é o caso do museu da cidade de Ametista do Sul. Estas rochas vulcânicas também podem ser visitadas na região dos Cânions, onde o visitante pode vislumbrar um dos principais pontos turisticas naturais da América do Sul.

Salto do Yucumã:

A Beleza, Raridade e Imponência da Natureza Condenada pelo Progresso

Figura 6.jpg

O Parque Estadual do Turvo é uma área de preservação permanente de mata atlântica com 17.491 hectares, subjacente ao Parque Provincial Moconá, com 999 hectares na Republica Argentina. O Salto do Yucumã representa um dos exuberantes ambientes que compõem estes parques.