SALTO DO YUCUMÃ O MAIOR SALTO LONGITUDIN

PROJETO

 

A geologia desperta um grande interesse da sociedade especialmente quando são divulgados temas que impactam o cotidiano da população. Algumas das atribuições de um geólogo são: debater as mudanças ambientais globais, as questões hídricas e investigar potenciais energéticos e minerais. Este interesse tem refletido de forma significativa, fortalecendo o entendimento da população em relação aos fenômenos que modificaram o planeta Terra, e consequentemente estimulando a sua preservação

Com base nos estudos desenvolvidos e divulgados pelo projeto, a sociedade tem a oportunidade de conhecer e compreender melhor o meio onde vivem, congregando os interesses geológicos, turísticos, culturais e ecológicos a partir dos pontos geoturísticos que podem ser acessados. E com isso haverá a divulgação das geociências e a importância da preservação dos patrimônios geológicos.

O objetivo principal do Projeto GeoRoteiros é promover a difusão do conhecimento geológico do Estado do Rio Grande do Sul como base para a preservação de seus monumentos naturais. Para que se atinja este objetivo, torna-se necessário: (a) reconhecer e preservar os monumentos geológicos do estado; (b) divulgar o conhecimento geológico entre as comunidades e também para profissionais e cidadãos em geral; (c) incentivar o desenvolvimento socio-econômico relacionado com a geologia; e (d) fortalecer o potencial turístico das regiões, com uma abordagem ecologica, científica e cultural.

Imagem10.png

Metodologia de pesquisa

Etapas metodológicas envolvidas no desenvolvimento do projeto

Imagem11.png

Membros do projeto

Conheça melhor os alunos e professores que compõem o Projeto GeoRoteiros