SALTO DO YUCUMÃ O MAIOR SALTO LONGITUDIN

Geossítios

Geossítios são pontos naturais de grande interesse para o estudo e apreciação da geologia, possuindo características notáveis do ponto de vista científico, didático e/ou turístico. O Rio Grande do Sul possui uma grande diversidade de geossítios dos mais variados tipos, desde locais com fósseis e pegadas preservadas de dinossauros até impressionantes registros do evento geológico que levou à separação da América do Sul e a África. O estado, por sua geodiversidade, é detentor de inúmeros registros da história e evolução da vida em nosso planeta. São diversos os exemplos de locais propícios à prática da atividade turística, sempre tendo como responsabilidade a promoção, proteção e conservação dos patrimônios naturais, históricos e culturais.

Veja aqui a lista de todos os Geossítios publicados até o momento no site.

Cidade de Santa Maria:

Uma história de 227 milhões de anos

CIDADE DE SANTA MARIA UMA HISTÓRIA DE 22

Nos arredores da cidade de Santa Maria ocorrem os melhores registros paleontológicos do Rio Grande do Sul, reconhecidos à nível mundial.

Mata e São Pedro do Sul:

O Caminho da Floresta Fóssil

Cape.png

As cidades de Mata e São Pedro do Sul fazem parte do Sitio Paleobotanico do Arenito Mata, onde se encontram os troncos fosseis e também alguns fosseis repteis mais importantes do Estado do Rio Grande do Sul.

Porto Alegre:

A História Geológica da Capital Gaúcha

PORTO ALEGRE A HISTÓRIA GEOLÓGICA DA CAP

Poucas vezes nos damos conta ou paramos para pensar no que consiste o solo e as rochas que estão abaixo de nossas cidades. A capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, possui uma incrível e longa história geológica inserida dentro de colisões e soerguimento de continentes, abertura de um oceano e incursões marinhas.

São Luiz:

Fósseis de relevância internacional

Figura 6.jpg

O geossítio São Luíz está localizado na área urbana do município de Faxinal do Soturno, no Estado do Rio Grande do Sul. onde podem se encontrados fósseis em pavimentos, ravinas e barrancos.

Minas do Camaquã:

Um Marco da Mineração de Cobre

As Minas do Camaquã apresentam um grande potencial geoturístico, associando seu histórico de exploração mineral às exuberantes belezas naturais da região.

Osório:

Interação entre Serra e Litoral

No município de Osório, os turistas podem contemplar os atrativos naturais da interação entre a encosta da Serra Gaúcha e a Planície Costeira do litoral norte.

Praia das Cabras:

Um Campo de Dunas a ser Protegido

Figura 1.jpg

Os campos de dunas da Praia das Cabras, no litoral norte do Rio Grande do Sul, sofrem anualmente impactos ambientais devido à crescente ocupação humana. Na prática, esses campos de dunas servem de barreira contra as ressacas do mar e abrigam fauna e flora únicas e totalmente dependentes da preservação desse habitat.

Torres:

Morros Testemunhos e sua História Geológica

No município de Osório, os turistas podem contemplar os atrativos naturais da interação entre a encosta da Serra Gaúcha e a Planície Costeira do litoral norte.

Salto do Yucumã:

A Beleza, Raridade e Imponência da Natureza Condenada pelo Progresso

Figura 6.jpg

O Parque Estadual do Turvo é uma área de preservação permanente de mata atlântica com 17.491 hectares, subjacente ao Parque Provincial Moconá, com 999 hectares na Republica Argentina. O Salto do Yucumã representa um dos exuberantes ambientes que compõem estes parques.