SALTO DO YUCUMÃ O MAIOR SALTO LONGITUDIN

Planície Costeira

Esta rota pode ser subdivida em dois segmentos: Rota do Litoral Norte e Rota da Costa Doce.

A Rota do Litoral Norte apresenta paisagens associadas a fatores geológicos que geram distintas formas de relevo, desde a Planície Costeira (leste) até as porções da encosta da Serra Geral (oeste).

Turisticamente esta região possui uma variedade de atrativos naturais como dunas, lagoas e morros testemunhos na região da Planície Costeira. Na encosta da Serra Geral, o visitante pode vislumbrar cachoeiras, trilhas ecológicas e as belas paisagens da região observadas a partir de mirantes como no Morro da Borússia.

Na gastronomia destaca-se a culinária de frutos do mar, e é importante ressaltar a grande presença de alambiques e cultivo de produtos frutíferos na região.

A geologia no litoral norte contempla rochas formadas nos períodos Jurássico, Cretáceo que registrou a interação de um antigo deserto com um grande vulcanismo. Também são observadas na região o registro geológico de subidas e descidas do nível do mar, que modelam  a paisagem desde o inicio da Era Cenozóica até hoje.

A Rota da Costa Doce possui o maior complexo lagunar da América Latina, que é composto pela Laguna dos Patos e as lagoas Mangueira e Mirim, que turisticamente oferecem diversas opções de lazer, além do ecossistema exuberante e diversificado da flora e fauna. As grandes dunas formadas na faixa arenosa da planície costeira são muito procuradas pela sua beleza e práticas de esporte radicais. O turismo também é voltado para a área rural, com fazendas históricas, gastronomia campeira e paisagens que constituem o universo do gaúcho tradicionalista.

Em relação à geologia, a planície costeira corresponde a uma faixa arenosa e retilínea, compostas por sedimentos eólicos, lagunares e aluviais. Foi e vem sendo formada no período mais recente da história da Terra, o Quaternário. Este processo de formação é evolutivo e esta em constante mudança, devido à alta taxa de sedimentação marinha e flúvio-lacustre, variações de correntes dos ventos, marés, derivas litorâneas, entre outros fatores que o moldam este ambiente costeiro. As feições geomorfológicas que formaram à planície costeira são resultados de quatro eventos de transgressão e regressão do nível do mar, que geraram ambientes deposicionais do tipo laguna-barreira. O Sistema Laguna-Barreira III isolou a Laguna dos Patos e preservou fósseis de mamíferos terrestres extintos que formavam a megafauna do pleistoceno.

Osório:

Interação entre Serra e Litoral

No município de Osório, os turistas podem contemplar os atrativos naturais da interação entre a encosta da Serra Gaúcha e a Planície Costeira do litoral norte.

Praia das Cabras:

Um Campo de Dunas a ser Protegido

Figura 1.jpg

Os campos de dunas da Praia das Cabras, no litoral norte do Rio Grande do Sul, sofrem anualmente impactos ambientais devido à crescente ocupação humana. Na prática, esses campos de dunas servem de barreira contra as ressacas do mar e abrigam fauna e flora únicas e totalmente dependentes da preservação desse habitat.

Torres:

Morros Testemunhos e sua História Geológica

No município de Osório, os turistas podem contemplar os atrativos naturais da interação entre a encosta da Serra Gaúcha e a Planície Costeira do litoral norte.